APRENDA A SER UM BOM COLEGA DE TRABALHO VIRTUAL E SE DESTAQUE NA EMPRESA

Criado 25 de Setembro de 2020 às 22:10 - Atualizado em 25 de Setembro de 2020 às 22:23

Quem não gosta de se dar bem com as pessoas? Nas empresas, os relacionamentos podem ser amistosos, mas também conflituosos.

Até pouco tempo atrás os escritórios tradicionais eram praticamente o único lugar de encontro dos colaboradores. Hoje, as companhias já notaram as vantagens da flexibilidade. Por isso, o desafio de ser um bom colega de trabalho virtual fica cada vez mais evidente dentro das organizações.

Neste texto, vamos destacar as principais boas práticas que podem deixar a rotina a distância mais leve e os colaboradores, mais entrosados. Confira!

SEJA PONTUAL NOS ENCONTROS VIRTUAIS

A pontualidade é uma característica essencial para qualquer tipo de relação de trabalho. Nas reuniões presenciais, o início pode atrasar, mesmo estando todos já no local, mas muitas vezes a dinâmica do ambiente pode distrair e minimizar o problema.

No virtual, cada minuto de atraso pode significar uma pessoa sentada diante do computador, sem poder sair para fazer outra coisa.

A partir desse contexto, vale lembrar que a rotina de trabalho remoto é diferente dos hábitos presenciais e essas particularidades precisam ser percebidas e respeitadas.

Por isso, exceto em casos atípicos, a recomendação é de que você esteja pronto para se conectar na hora marcada e nunca deixe para testar o funcionamento da câmera e do microfone em cima da hora.

Lembre-se de que a outra pessoa tem um planejamento e você pode acabar atrapalhando seu colega.

bom colega de trabalho virtual

ALERTE SOBRE POSSÍVEIS INTERRUPÇÕES

anywhere office (ou escritório em qualquer lugar) tem uma grande diversidade de vantagens, mas também inspira cuidados um pouco distintos do escritórios tradicionais.

Quem opta pelo home office, por exemplo, pode ter que lidar com uma obra no vizinho, com o cachorro latindo ou mesmo com as crianças querendo atenção. Tudo isso é normal e compreensível, mas pode ser muito mais agradável quando esses possíveis imprevistos são alertados de antemão.

Basta informar, no início da reunião, que manterá o microfone desligado por causa de uma obra, ou que os filhos estão brincando pela casa e podem aparecer ao fundo a qualquer momento. Enfim, deixar as pessoas preparadas caso alguma dessas coisas realmente aconteça.

SAIBA LIDAR COM ACONTECIMENTOS FORA DO PLANEJADO

Imprevistos acontecem o tempo todo e precisamos saber lidar com eles. Alguns são mais simples, como uma interrupção de um filho pedindo algo. Outros são mais complicados e podem até mesmo gerar uma saia justa, como o envio de informações indevidas.

No trabalho remoto, a única diferença é que a conversa será feita por meio digital e não presencial. Fora isso, as providências são as mesmas: pedir desculpas, ser sincero quanto ao ocorrido e cuidar para que o evento não se repita.

MANTENHA AS PESSOAS DISTRAÍDAS ENQUANTO ESPERAM

Essa é uma dica muito legal e que podemos citar como exemplo o caso de um curso online.

Enquanto os alunos esperavam o início da aula, a professora deixou uma música ambiente  que estava diretamente relacionada à temática da aula. Isso fez com que os minutos de espera não fossem tão angustiantes e, ao mesmo tempo, ajudou a colocar todo mundo na sintonia do curso.

Trazendo para o ambiente corporativo, a pessoa que aproveita o tempo de espera até todos chegarem para bater um papo pode perguntar como o outro está, o que tem feito nas horas vagas e outras conversas mais amenas que aproximam as pessoas.

CRIE RELAÇÕES AUTÊNTICAS COM SEUS COLEGAS

É bastante comum usarmos a palavra real como antônimo de virtual, mas isso não é uma verdade absoluta. Os ambientes virtuais são capazes de estabelecer relações reais entre as pessoas, basta que elas estejam dispostas a isso. Os aplicativos e os programas de vídeo-chamadas são apenas meios de comunicação e não a definição da profundidade e intensidade que as relações terão.

A conversa virtual pode acontecer da mesma forma como acontece a conversa presencial. Os laços criados entre as pessoas podem ser rasos ou profundos — vai depender das pessoas e não da tecnologia. Invista na sinceridade, seja um profissional leal e busque se aproximar dos colegas que têm mais coisas em comum com você.

ALINHE AS EXPECTATIVAS E OS PRAZOS

O trabalho a distância requer flexibilidade para ser produtivo. Isso diz respeito não apenas à escolha do local de trabalho, mas também aos horários em que ele será realizado.

A base da confiança de muitas empresas tradicionais ainda está no relógio de ponto, como se o simples fato do colaborador estar sentado em sua mesa significasse que ele estivesse realizando suas tarefas.

Para ser um bom colega de trabalho, é importante deixar as expectativas e os prazos muito bem alinhados. Todas as partes envolvidas devem estar a par do que será entregue e quando será entregue, para que não aconteçam cobranças desnecessárias e desgastantes.

Ah, e não se esqueça de que, ao apostar no trabalho remoto, você deve cumprir o que for combinado, assim como no trabalho presencial. Dessa forma, será um bom colega de trabalho virtual.

TENHA ENCONTROS INDIVIDUAIS REGULARMENTE

As reuniões individuais (também conhecidas como 1-1), normalmente entre líderes e colaboradores, são essenciais para manter a proximidade e estreitar os laços entre os profissionais. Elas devem ser objetivas, mas sem deixar de tratar de todos os assuntos que forem necessários.

A frequência dessas reuniões também é importante para não deixar que pequenos problemas se acumulem a acabem se tornando uma grande dor de cabeça.

Entre colegas de mesmo nível hierárquico também é interessante alimentar essa prática, pois ajuda a melhorar o clima organizacional. Uma boa dica é aproveitar dias como sexta-feira para marcar de trabalharem juntos de um coworking e terminar o dia com um happy hour. Lembre-se de reservar momentos para conversas pessoais, o que aproxima e cria laços de empatia entre os colaboradores. 

Seguindo todas essas dicas você será mais do que um bom colega de trabalho virtual e pode até se tornar um bom amigo de muitas pessoas. Sem falar que essas práticas vão ajudar a se adaptar melhor ao futuro do trabalho e abrir novas oportunidades de crescimento para a sua carreira. Então, aproveite cada uma delas!
 

Fonte: BEERORCOFFEE

Artigos